O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (11), no Chile, que, com a descoberta de novas reservas de petróleo na Bacia de Santos, logo o Brasil irá participar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
"Essa descoberta de uma reserva excepcional, de um petróleo de qualidade e de muito gás, coloca o Brasil numa situação altamente privilegiada. Logo, logo, o Brasil vai participar da Opep", afirmou.
O presidente também defendeu a redução no preço do barril. "Os países que têm petróleo precisam ser ressarcidos com um preço justo pelo preço do petróleo. Agora, também não podem os países que vendem petróleo, acharem que podem às custas dos países pobres, sufocar suas economias".
'Sheik'
Lula brincou com o fato de ter sido chamado de "magnata do petróleo" pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. Ao comentar uma das reuniões da 17ª Cúpula Ibero-Americana no Chile, o presidente brasileiro disse que ganhou novo apelido.
"Cada um pôde mostrar o que está fazendo no seu país, o que está acontecendo no seu país, e eu, obviamente que trabalho com uma certa deferência porque não é sempre que o Brasil pode ser denominado "magnata do petróleo", "sheik do petróleo".
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast