O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira que o governo estuda mudanças no cálculo dos rendimentos das cadernetas de poupança. Em rápida entrevista à imprensa, após solenidade de apresentação de novos oficiais generais, no Palácio do Buriti, Lula disse que vai conversar com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o assunto, mas não disse quando isso ocorrerá.
"Vamos discutir tudo com muita cautela. Primeiro, precisamos proteger o pequeno poupador. Segundo, nós não podemos permitir que pessoas que têm muito dinheiro utilizem o dinheiro para aplicar na poupança. A poupança é para guardar os interesses da maioria da população, que tem pouco dinheiro, para que ela não tenha prejuízo. Nós queremos preservar aquilo que nós temos de mais sagrado que são os poupadores brasileiros. Vamos discutir com muita cautela. Nas coisas de economia, a gente não pode tomar medidas precipitadas", disse o presidente.
Lula explicou ainda que, na medida em que as taxas de juros começam a cair, é preciso haver equilíbrio, "porque senão não é mais poupança, passa a ser investimento". Ele reiterou que é preciso tomar cuidado "para não quebrar um sistema que funciona adequadamente".