O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira a um grupo de empresários que o Brasil está preparado para receber investimentos. Ao participar da solenidade de inaguração da subestação de energia do município de Viana, no Espírito Santo, Lula afirmou que as obras que o governo está realizando no setor energético são ações para que não falte energia nos próximos seis anos.
- Já estamos contratando energia para 2010 - informou o presidente.
Lula aproveitou para dizer que o Brasil "está indo bem" e tem condições de continuar crescendo nas exportações, na economia e na geração de empregos. Para sustentar o que disse, o presidente citou dados divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais a economia e a renda estão crescendo.
De acordo com o presidente, os dados do IBGE, muitas vezes, aparecem para "desmascarar os pessimistas. E um grupo de pessoas que escrevem, que fazem comentários, dizendo que está tudo abaixo de zero e que a economia não está crescendo".
Ele afirmou que 2006 vai ser um ano em que a economia, a renda, o salário e o poder de compra vão crescer mais, com uma vantagem:
- Vamos continuar dizendo que a inflação será controlada a qualquer preço, porque a inflação não prejudica o rico; a inflação prejudica o pobre, sobretudo aqueles que vivem de salário mínimo neste país, ou até aqueles que ganham menos do que um salário mínimo - sublinhou.