A taxa básica de juro do Brasil continuará caindo nos próximos meses, mas a prioridade do governo é manter a inflação sob controle, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um jornal francês.
"A taxa básica do Banco Central, que se aplica para cerca de um terço das empresas, tem sido reduzida por vários meses. Ela continuará caindo", afirmou Lula ao jornal Le Figaro em entrevista publicada nesta sexta-feira.
"Mas o controle da inflação continua sendo a prioridade, por conta de seu considerável impacto na renda do pobre. Não podemos permitir nenhum passo em falso nesta área", disse o presidente reeleito.
O Banco Central reduziu no mês passado a taxa básica de juro - a Selic - para 13,75 por cento, o 11o corte consecutivo da taxa.
Na ata da última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC afirmou que a perspectiva para a inflação melhorou nos últimos meses, permitindo a continuação da redução do juro. Mas futuros cortes devem ser menores por conta das preocupações com a inflação em 2007.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião