O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (23) que não está preocupado se o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deixar o cargo para se candidatar nas eleições de outubro, já que um eventual sucessor manteria a atual política econômica.
"Não me consta que o presidente do Banco Central queira ser candidato a nada... e se este for o caso, irei desejá-lo toda a sorte do mundo", disse Lula durante entrevista coletiva com o presidente mexicano, Felipe Calderón, depois de um encontro bilateral no balneário mexicano de Playa del Carmen, onde se reuniu o Grupo do Rio.
"Estou tranquilo, hoje podemos fazer estas mudanças sem nenhuma dificuldade, sem medo, sem susto, porque todo mundo sabe que se há algo notável em nosso governo, é a seriedade da política econômica", acrescentou.
Meirelles filiou-se ao PMDB no ano passado e desde então especula-se se ele disputará ou não as eleições.
O presidente do BC já abriu mão de disputar o governo de Goiás e, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também desistiu de uma vaga ao Senado.
Uma das possibilidades seria candidatar-se a vice-presidência na chapa liderada pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).
Meirelles afirmou que seu futuro profissional será anunciado apenas no fim de março - para disputar as eleições de outubro, os ocupantes de cargos executivos precisam deixar seus postos até o início de abril.