O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta quarta-feira (28) o anúncio de que a Portugal Telecom fechou um acordo para a compra de 22,4% da Oi. Lula afirmou não poder influenciar nas negociações, mas disse "garantir" que enquanto estiver no governo, a Oi continuará sendo controlada pelo Brasil.
"A única coisa que eu posso garantir para vocês é que enquanto eu for presidente, a empresa vai continuar nacional. E foi pra isso que ela foi criada: para ser uma empresa nacional, ajudar o país na banda larga, ajudar na questão de defesa", disse.
O acordo de compra de parte das ações da Oi pela Portugal Telecom não prevê a transferência do controle das empresas. Com as operações, a Oi terá direito a participar do conselho de administração da Portugal Telecom, enquanto a portuguesa também terá direito a um representante no Conselho da companhia brasileira.
Questionado se considera a operação um "bom negócio", Lula disse: "Depende. Se for feito o negócio, se a iniciativa privada concordar, que está negociando, se o BNDES concordar em nome dos fundos brasileiros e tiver possibilidade de novos investimentos no Brasil, será sempre um bom negócio para o Brasil, desde que o controle continue sendo uma empresa nacional".
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast