O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (8) que não pode dizer quando será tomada uma decisão sobre a mudança das regras da caderneta de poupança e classificou de "irresponsabilidade" discutir esse tema pela imprensa. Contudo, Lula voltou a dizer que a poupança é para os pequenos poupadores e que os grandes são investidores. Porém, ele não disse qual o limite para pequenos poupadores.
"Primeiro, eu não posso dizer quando [será tomada uma decisão] e, segundo, é uma questão que tem que ser discutida entre Banco Central e Ministério da Fazenda. Por enquanto não há nenhuma solução e nenhuma decisão de governo", disse. "Não existe grande poupador. Os poupadores normalmente são pequenos, os grandes normalmente são investidores. É irresponsabilidade discutir assunto pelos meios de comunicação, quando é um assunto que deve ser discutido pela área econômica e no momento que entenderem que deva discutir comunicar ao presidente e depois à nação, sem estresse e sem trauma", afirmou.
Lula disse ainda que um dos aspectos que podem ter contribuído para um volume maior de saques do que de depósitos na poupança em abril é desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a linha branca.
"Eu acho que quando o governo tomou atitude de fazer um incentivo para venda de geladeira, fogão, máquina de lavar roupa, isso pode ter influído na retirada de dinheiro da poupança", analisou.
Segundo ele, quando o BC e a Fazenda tomarem uma decisão, os primeiros a serem informados serão os próprios poupadores. "O que posso garantir sem saber o que está pensando o Banco Central e o Ministério da Fazenda é que as pessoas que têm poupança não terão prejuízo e não sofrerão nenhuma mudança que possa prejudicá-los", afirmou.