Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo impasse

Lula se reúne Pacheco para discutir “MP do Fim do Mundo”

Lula se reúne Pacheco para discutir “MP do Fim do Mundo”
Pacheco teria demonstrado insatisfação a Lula com a medida provisória que limita a dedução do PIS/Cofins pelas empresas. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na tarde desta segunda-feira (10) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a medida provisória que limita a dedução do PIS/Cofins pelas empresas, conhecida como “MP do Fim do Mundo”.

Pacheco teria demonstrado insatisfação ao petista pelo fato de a compensação ter sido tratada via MP. O presidente do Senado pediu ao governo que apresente uma alternativa à medida provisória até terça (11), segundo apuração do Poder360. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participou do encontro.

O governo pretende compensar o impacto da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes. A desoneração custará R$ 26,3 bilhões aos cofres públicos neste ano, já a limitação do Pis/Cofins poderá gerar até R$ 29,2 bilhões para os cofres do governo.

Parlamentares e empresários criticaram a medida e defendem que Pacheco devolva o texto ao governo, sem analisá-lo. Por ser uma MP, a norma já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias. Caso não seja aprovada neste período, a medida perde a validade.

Nesta manhã, Haddad negou que a MP fará os preços subirem, impactando na inflação do país. Para o ministro, a devolução do crédito de exportação do PIS/Cofins continua garantida, e que a principal questão que está gerando ruído envolve empresas exportadoras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.