Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pacote de gastos

Lula veta trecho de projeto sobre BPC que limitava acesso de pessoas com deficiência leve

IMPEACHMENT LULA
Vetos de Lula foram publicados no Diário Oficial da União (Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com veto, na sexta-feira (27), o projeto de lei que altera as regras para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O projeto faz parte do pacote de gastos aprovado pelo Congresso neste mês. Os vetos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União na sexta.

O veto retirou o trecho da proposição que restringia o acesso a pessoas com deficiência leve ao BPC. O texto aprovado pelo Congresso dizia que “para a concessão administrativa ou judicial do benefício de que trata este artigo, a avaliação a que se refere o § 2º-A deste artigo deve atestar deficiência de grau moderado ou grave, nos termos de regulamento".

Durante a tramitação do projeto no Congresso, o governo já havia assumido o compromisso de vetar essa parte do texto.

Na justificativa do veto, Lula afirmou que "a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia trazer insegurança jurídica em relação à concessão de benefícios".

Veto de Lula no projeto sobre o Bolsa Família

A mesma edição do DOU também traz um veto de Lula a um item da lei sobre o Bolsa Família. O ponto vetado trata das regras para a reinserção no programa.

"A proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que poderia suscitar insegurança jurídica em relação às regras de elegibilidade para reingressar no Programa Bolsa Família”, disse Lula na justificativa do veto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.