O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama, Marisa Letícia, visitaram na manhã deste domingo alguns pontos turísticos da cidade de São Petersburgo, na Rússia, que recebe o encontro do G 8, o grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia.A primeira parada do presidente foi o Museu Hermitage. O local é uma das maiores galerias de arte da Rússia e foi construído originalmente como residência de inverno dos czares russos no século XVIII. Depois disso, Lula passou pela praça onde está a estátua de Pedro, o Grande, fundador da cidade.
A figura do imperador em cima de um cavalo também é símbolo da Cúpula. A última parada de Lula nesta manhã foi na Catedral de Santo Isaac, construída em 1858 e um dos maiores templos do país. Durante a visita a Catedral, Lula encontrou com o presidente mexicano Vicente Fox.À tarde, Lula marcou uma série de encontros bilaterais no hotel onde está hospedado. O primeiro é com o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.
Em seguida, se reúne com o primeiro-ministro da República da Índia, Manmohan Singh. O presidente também tem reunião com líderes dos países em desenvolvimento: África do Sul, China, Congo, Índia e México. À noite, Lula tem reunião marcada com o presidente do México. Acompanharam o presidente durante visita aos pontos turísticos de São Petersburgo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast