O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, desde a manhã deste sábado (19). No início da tarde, ele seguiu de helicóptero para a usina hidrelétrica de Itaipu, a 45 quilômetros de distância.
Acompanhado pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, Lula foi visitar o canal da piracema da usina, que permite aos peixes transpor a barragem para desovar no lago da hidroelétrica.
Lula, que viaja na companhia da primeira-dama, dona Marisa Letícia, fica em Foz do Iguaçu até domingo às 16h30, quando embarca para Assunção, no Paraguai.
Compromissos na segunda
Na segunda-feira (21), pela manhã, Lula participa de uma cerimônia em homenagem aos aos heróis da Pátria Paraguaia, no Panteão Nacional dos Heróis. Às 9h50, Lula se desloca para o Palácio do Governo, onde terá um encontro privado com o presidente Nicanor Duarte.
Na sequência, devem ser assinados atos de cooperação entre os dois países. Lula também vai condencorar o presidente paraguaio com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração atribuída a cidadãos estrangeiros.
Ao meio dia, Lula concede entrevista à imprensa também no Palácio do Governo. Em seguida, o presidente participa da abertura do Seminário Brasil-Paraguai sobre Combustíveis, também no Hotel Sheraton.
Às 14 horas, o presidente tem um almoço na embaixada do Brasil em Assunção e depois embarca para Foz do Iguaçu. A chegada à cidade brasileira na fronteira com o Paraguai está prevista para 18 horas. Ali, Lula participa da cerimônia de inauguração das unidades geradoras 9A e 18A da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.
A volta para Brasília está prevista para as 22 horas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast