O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, comemorou nesta segunda-feira (18) o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril, que registrou um saldo líquido positivo de 106.205 empregos formais. "O Brasil está dando sinais inequívocos de recuperação", afirmou Lupi, acrescentando que o resultado de maio, embora o mês ainda não tenha terminado, deverá ser melhor que o de abril.
Pela primeira vez este ano, o ministro antecipou a sua previsão para o saldo do Caged em 2009. "Arrisco dizer que teremos, neste ano, mais de um milhão de novos empregos", disse. Mais otimista do que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que na semana passada previu crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 para algo entre zero e 2%, Lupi afirmou que espera um crescimento da economia este ano de 2% a 2,5% do PIB. Confrontado pelos jornalistas com a opinião de Mantega, afirmou: "Eu sou o lado otimista do Mantega".
Na avaliação de Lupi, a economia está dando sinais de recuperação consistente e o emprego formal é o principal indicador disso. "Ninguém contrata com carteira assinada se estiver tendo prejuízo", disse.