Escala. Esta possivelmente é a palavra que melhor resume a primeira década de trajetória da MadeiraMadeira, empresa curitibana que figura entre as maiores plataformas de e-commerce do país. Prestes a celebrar o décimo aniversário, em agosto próximo, a companhia se prepara para comemorar outro importante marco: atingir a meta de faturar R$ 1 bilhão em 2019.
“Estamos próximos disto. Estamos trabalhando muito e temos algumas coisas para acontecer nos próximos meses que nos trarão grandes chances de atingir este número, ou de ficar muito perto dele”, conta Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira.
O histórico da empresa, marcado por números escalonados na velocidade da luz, é prova de que ele não está blefando. Nascido de uma operação modesta de venda de pisos pela internet em uma pequena casa em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o negócio contava com apenas quatro funcionários nos idos de 2009. Hoje, são cerca de 600 colaboradores, e a meta é que este número chegue a 800 ainda neste ano. Naquela época, eram cerca de 500 os pedidos mensais, número 200 vezes menor do que as 100 mil vendas registradas mensalmente no site.
Tais números fizeram com que não demorasse para que a empresa fosse reconhecida pelo mercado e passasse a figurar entre as gigantes do e-commerce brasileiro. Hoje, ocupa a 15ª posição no ranking que lista as 50 maiores do país, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com dados de 2017 – cinco posições à frente da que a do relatório anterior – e tem um crescimento médio de 60% ao ano.
“Foi uma trajetória de várias etapas. Começamos a empresa do zero, sem conhecimento de tecnologia e e-commerce em um momento em que a venda online de produtos para a casa era muito incipiente. Felizmente, em 2012, conseguimos [o aporte] de um dos primeiros fundos de investimentos de startups do Brasil e começamos a investir em tecnologia [dentro de casa], o que nos deu agilidade e também foi um dos nossos diferenciais no mercado”, lembra Scandian.
Investir para continuar crescendo
Engana-se, no entanto, quem pensa que estes resultados são suficientes para frear as metas ambiciosas da MadeiraMadeira. Scandian conta que em 2019 a empresa registrará o maior volume de investimento dos últimos tempos – apesar de não abrir os números – e afirma que a meta para os próximos cinco anos é crescer em dez vezes a base de clientes, que hoje gira na casa dos 2 milhões.
Para isso, a companhia atua em diversas frentes, que vão da venda direta no site ao marketplace, que cresce cerca de 60% ao mês e soma mais de 1,5 mil varejistas dentro da plataforma, lançada a menos de um ano. “O que mais atrai os parceiros é o fato de sermos um destino que o consumidor tem como referência no universo online de produtos para casa, principalmente móveis e materiais de construção”, avalia o CEO.
Isso não significa que o universo off-line esteja fora do radar da MadeiraMadeira. Apostando na conexão do mundo físico e online, há cerca de seis meses a empresa lançou a Rede Home, plataforma virtual ainda em fase piloto que permite aos pequenos lojistas venderem aos seus clientes os produtos da companhia, disponibilizados no ambiente virtual em um modelo que remete às vendas por catálogo.
“Temos um projeto para o segundo semestre deste ano que tem muito a ver com esta migração do online para o off-line. Também estamos fazendo parcerias da nossa fintech interna com bancos para desenvolver produtos financeiros de forma digital, para que as pessoas consigam não apenas comprar produtos, mas ter crédito e financiá-los pelo site”, adianta Scandian.
O objetivo de que os clientes consigam resolver todas as questões que envolvem a compra dentro do site passa também pela ampliação cada vez mais expressiva da oferta de itens na plataforma, que deve chegar a 1 milhão em julho. Para os próximos cinco anos, a meta é que ela atinja a casa dos 10 milhões de produtos.
Para entregar todos eles na porta dos clientes, a empresa, que trabalha com um modelo de negócio conhecido como dropshipping, no qual não há estoque, e que antes tinha 100% dos transportes realizados por parceiros, lançou neste ano um operador logístico focado em produtos grandes no qual assume parte da operação. O objetivo, segundo o CEO, é ampliar a malha logística e otimizar a rota origem-destino dos produtos.
“O grande desafio é conseguirmos evoluir nossa infraestrutura na velocidade da oportunidade que o mercado oferece, praticamente dobrarmos [o tamanho] da empresa a cada ano. Mais do que faturamento e crescimento, torcemos para que sejamos inspiração para toda uma geração de empreendedores que estão começando, que possamos trazer um novo hábito de consumo e mostrar que uma empresa que começou do zero está conseguindo crescer com muito esforço e dedicação”, conclui Scandian.
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