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Expansão

Madero cresce 40% no primeiro semestre e planeja nova fábrica para 2017

Junior Durski, proprietário do Madero: rede conseguiu aumentar sua eficiência e diminuir custos por meio da redução dos desperdícios e da utilização de novas tecnologias | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Junior Durski, proprietário do Madero: rede conseguiu aumentar sua eficiência e diminuir custos por meio da redução dos desperdícios e da utilização de novas tecnologias (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A rede Madero abriu seis novos restaurantes no primeiro semestre de 2016. As inaugurações das lojas – quatro no formato contêiner e duas tradicionais – aconteceram nas cidades de Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Araranguá (SC), Taboão da Serra (SP), Anápolis (GO) e Itu (SP) e ajudaram a rede no crescimento de 40% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. O investimento para a abertura das novas unidades foi de R$ 11 milhões.

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Ao avaliar o ritmo de expansão da marca mesmo durante o período de recessão econômica, Junior Durski, proprietário do Madero, afirma que todo momento tem seu lado positivo. “O lado bom nesse caso é que a concorrência aumenta, já que o número de clientes diminui. Neste cenário, quem for mais eficiente, tiver mais qualidade e conseguir não subir preço, leva vantagem”, diz.

Segundo ele, a rede conseguiu aumentar sua eficiência e diminuir custos por meio da redução dos desperdícios e da utilização de novas tecnologias. Isso possibilitou que a rede repassasse aos clientes um aumento de 2,5%, valor abaixo da inflação registrada no período.

Mudanças no cardápio

Em outubro de 2015, o Madero lançou seu menu fit, com menos gordura, sal e açúcar. A novidade, segundo Durski, já responde por 13% das vendas da rede. “As pessoas que têm alguma restrição alimentar antes não pensavam em comer aqui, agora podem vir que têm alternativa. Esse é um tipo de reinvenção em tempos de crise”, diz.

Expansão

Atualment,e a rede tem 72 lojas – 15 das quais franqueadas – e espera chegar a 85 unidades até o fim do ano. De acordo com Durski, a expansão vai ser focada nas capitais e grandes cidades do país. “Foi muito clara a diferença de performance nas grandes capitais e nas cidades menores. Nas grandes capitais mantivemos as vendas e conseguimos compensar a inflação. Nas cidades menores as vendas caíram 10% mais a inflação, é como se caíssem 20%”, diz.

Nova fábrica

Para sustentar esta expansão e dar mais segurança à produção, o Madero planeja inaugurar em 2017 sua segunda fábrica na cidade de Ponta Grossa. “O plano era fazer uma expansão da fábrica que já existe para a fabricação de pães e molhos, mas, como a prefeitura doou um terreno de 27 mil metros quadrados, vamos construir outra unidade”, diz o proprietário da rede.

Segundo Durski, a nova fábrica vai deixar a produção mais segura. “Hoje, todos os ovos estão na mesma cesta. Com a nova unidade, se uma tiver problema, temos uma alternativa.”

Atualmente, a estrutura de produção pode suprir até 200 restaurantes, funcionando em um turno. Como o planejamento do Madero prevê a abertura de 40 lojas por ano a partir de 2017, essa capacidade de produção deverá ser intensificada nos próximos anos.

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