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Junior Durski, proprietário do Madero: rede conseguiu aumentar sua eficiência e diminuir custos por meio da redução dos desperdícios e da utilização de novas tecnologias | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Junior Durski, proprietário do Madero: rede conseguiu aumentar sua eficiência e diminuir custos por meio da redução dos desperdícios e da utilização de novas tecnologias| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A rede Madero abriu seis novos restaurantes no primeiro semestre de 2016. As inaugurações das lojas – quatro no formato contêiner e duas tradicionais – aconteceram nas cidades de Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Araranguá (SC), Taboão da Serra (SP), Anápolis (GO) e Itu (SP) e ajudaram a rede no crescimento de 40% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. O investimento para a abertura das novas unidades foi de R$ 11 milhões.

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Ao avaliar o ritmo de expansão da marca mesmo durante o período de recessão econômica, Junior Durski, proprietário do Madero, afirma que todo momento tem seu lado positivo. “O lado bom nesse caso é que a concorrência aumenta, já que o número de clientes diminui. Neste cenário, quem for mais eficiente, tiver mais qualidade e conseguir não subir preço, leva vantagem”, diz.

Segundo ele, a rede conseguiu aumentar sua eficiência e diminuir custos por meio da redução dos desperdícios e da utilização de novas tecnologias. Isso possibilitou que a rede repassasse aos clientes um aumento de 2,5%, valor abaixo da inflação registrada no período.

Mudanças no cardápio

Em outubro de 2015, o Madero lançou seu menu fit, com menos gordura, sal e açúcar. A novidade, segundo Durski, já responde por 13% das vendas da rede. “As pessoas que têm alguma restrição alimentar antes não pensavam em comer aqui, agora podem vir que têm alternativa. Esse é um tipo de reinvenção em tempos de crise”, diz.

Expansão

Atualment,e a rede tem 72 lojas – 15 das quais franqueadas – e espera chegar a 85 unidades até o fim do ano. De acordo com Durski, a expansão vai ser focada nas capitais e grandes cidades do país. “Foi muito clara a diferença de performance nas grandes capitais e nas cidades menores. Nas grandes capitais mantivemos as vendas e conseguimos compensar a inflação. Nas cidades menores as vendas caíram 10% mais a inflação, é como se caíssem 20%”, diz.

Nova fábrica

Para sustentar esta expansão e dar mais segurança à produção, o Madero planeja inaugurar em 2017 sua segunda fábrica na cidade de Ponta Grossa. “O plano era fazer uma expansão da fábrica que já existe para a fabricação de pães e molhos, mas, como a prefeitura doou um terreno de 27 mil metros quadrados, vamos construir outra unidade”, diz o proprietário da rede.

Segundo Durski, a nova fábrica vai deixar a produção mais segura. “Hoje, todos os ovos estão na mesma cesta. Com a nova unidade, se uma tiver problema, temos uma alternativa.”

Atualmente, a estrutura de produção pode suprir até 200 restaurantes, funcionando em um turno. Como o planejamento do Madero prevê a abertura de 40 lojas por ano a partir de 2017, essa capacidade de produção deverá ser intensificada nos próximos anos.

Estados Unidos

Em 2017 o Madero também vai intensificar sua presença nos Estados Unidos. Atualmente, a rede tem uma loja em Miami. A meta para o ano que vem é abrir cinco novas unidades no estado da Flórida. “O restaurante de Miami está dando muito certo, mas eu preciso de mais volume nos Estados Unidos. Hoje eu não posso, por exemplo, levar um contêiner de pão de Ponta Grossa para lá”, diz Júnior Durski.

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