O aplicativo Comics by ComiXology oferece uma ferramenta de leitura guiada que amplia os quadrinhos e simula o fluxo de leitura de uma revista impressa.| Foto: Reprodução.

A ComiXology, maior loja virtual de quadrinhos digitais no mundo, anunciou que a partir desta sexta-feira (25) os usuários de seu aplicativo homônimo poderão fazer download de HQs livres de DRM ("gestão de direitos autorais", da sigla em inglês).

CARREGANDO :)

Isso significa que os arquivos poderão ser salvos em PDF ou CBZ (formato especial para quadrinhos) para leitura off-line em qualquer dispositivo.

Antes, só era possível acessar o conteúdo comprado na loja por meio de conta pessoal no aplicativo da empresa para tablets e smartphones ou no site na internet.

Publicidade

Segundo comunicado oficial assinado pelo presidente-executivo David Steinberger, a liberação limita-se por enquanto a apenas algumas editoras, e a lista não inclui as gigantes Marvel e DC Comics.

As companhias que liberaram downloads sem DRM são a Image Comics, responsável por sucessos como "Spawn" e "The Walking Dead", Dynamite Entertainment, Zenescope, MonkeyBrain Comics, Thrillbent e Top Shelf Productions.

O comunicado informa que os usuários podem descobrir quais de suas revistas suportam backup sem DRM na aba "My Backups" da seção "My Books".

Inovadora

Criada em 2009, a Comixology inovou o mercado de HQs digitais ao lançar um aplicativo de leitura com a função "Visão Guiada", que amplia os quadrinhos e simula o fluxo de leitura das revistas impressas.

Publicidade

A loja virtual reúne mais de 40 mil títulos de diferentes editoras e é uma das grandes responsáveis pela notável expansão do mercado de quadrinhos digitais nos últimos anos.

O segmento apresentou taxa de crescimento de 300% em todo o mundo em 2011 e 2012, segundo a consultoria "ICv2".

A Comixology foi adquirida pela Amazon em abril.

Veja também