As 100 maiores empresas do Paraná foram homenageadas com o prêmio Grandes & Líderes, em cerimônia realizada na noite de ontem no Estação Business School, em Curitiba. O ranking é resultado da 21.ª edição da pesquisa sobre as 500 maiores empresas da Região Sul, feita pela Revista Amanhã em conjunto com a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC).
As empresas do estado tiveram os melhores índices de patrimônio líquido, faturamento e lucro, além dos menores prejuízos e índices de endividamento, ultrapassando pela primeira vez o Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor executivo e de redação da Revista Amanhã, Eugênio Esber, o bom resultado da economia paranaense se beneficia do processo de descentralização da economia brasileira. "Há um fenômeno de transbordamento da economia de São Paulo, capitalizado principalmente pela economia de serviços. A cidade de São Paulo vem perdendo importância na composição do PIB brasileiro. O Paraná, por uma questão geográfica, acaba ganhando com isso. Hoje, do ponto de vista econômico, o Paraná praticamente passou a ser parte do Sudeste", avalia Esber.
A Sociedade Rádio Emissora Paranaense, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), do qual faz parte o jornal Gazeta do Povo, subiu 21 posições no ranking das 100 maiores empresas do estado, passando da 94.ª para a 73.ª posição. Se considerados os últimos dois anos, o salto foi de 184 posições, saindo da 257.ª posição em 2009 à atual posição. "A Sociedade Rádio Paranaense tem um protagonismo forte como uma das mais rentáveis não apenas no segmento de comunicação, como de todas as empresas da Região Sul", aponta Esber.