| Foto: Benett/

Após ter liberado a consulta ao sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (9) o número de paranaenses que acabaram com a declaração retida na malha fina.

CARREGANDO :)

Segundo o órgão, 27.456 declarações, de um total de 1,8 milhão, foram identificadas com erros e omissões – e, portanto, esses contribuintes não receberão a restituição caso tivessem direito.

4 mil paranaenses vão receber restituição do Imposto de Renda só em 2016

Quem não foi incluído em nenhum lote e não tem pendências a corrigir pode estar na “fila de espera” das devoluções

Leia a matéria completa
Publicidade

A consulta pode ser feita no site da Receita. Se a declaração não estiver liberada e a página da Receita Federal informar que o documento ainda se encontra na base de dados, significa que o mesmo foi retido na malha fina.

Segunda a Receita, a omissão de rendimentos foi, disparada, a principal incidência que resultou na retenção da declaração, sendo responsável por 13,7 mil dos casos. Em seguida, aparecem problemas envolvendo despesas médicas (4.602); IRPF não comprovado pela fonte pagadora (2.488) e pensão alimentícia (1.629).

Em 2014, conforme o órgão, o porcentual de paranaenses que caíram na malha fina foi maior. Entre as 1,7 milhão de declarações enviadas para a Receita, 40 mil acabaram retidas na malha.