Os Correios vão dispensar, a partir de 1º de junho, 5.587 funcionários da empresa. O número, confirmado pelo presidente da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), Carlos Henrique Custódio, corresponde aos trabalhadores que aderiram ao programa de demissão voluntária (PDV) da companhia.

CARREGANDO :)

O programa foi direcionado a funcionários com pelo menos dez anos de experiência e idade mínima de 50 anos. "Pela estrutura de cargos e salários, essas pessoas (que aderiram ao programa) conquistaram um cargo maior. A grande maioria desse pessoal é da área administrativa", disse Custódio.

Segundo o presidente da ECT, o custo do programa de demissão voluntária será de cerca de R$ 360 milhões. Já a economia "vai girar na casa de R$ 300 milhões por ano", disse ele.

Publicidade

Contratações

Os Correios têm hoje cerca de 115 mil funcionários em todo o país – o limite autorizado pelo Ministério do Planejamento. Com as demissões do PDV, a ECT já planeja realizar concurso para a contratação de novos funcionários.

"A área de recursos humanos já está preparando um edital para contratação, que deve sair em uns 60 dias", afirmou Custódio. "Em princípio a gente pretende repor a quantidade de funcionários", disse.

De acordo com o presidente, a maioria das contratações deve ocorrer para cargos nas áreas de atendimento e distribuição.