Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Início de ano

Mais empresas buscam crédito em janeiro, diz Serasa

A quantidade de empresas que buscaram crédito em todo o País cresceu 19,3% em janeiro, na comparação com dezembro de 2012, informou nesta quarta-feira (20) a Serasa Experian. Esta foi a segunda maior alta para o primeiro mês do ano desde 2006, quando a instituição começou a fazer essa análise, perdendo apenas para janeiro de 2007, quando a alta foi de 28,4%. Na comparação de janeiro deste ano com igual mês de 2012, contudo, foi verificado um recuo de 5,4% na demanda das empresas por crédito.

Para os economistas da Serasa Experian, o crescimento da busca por crédito em janeiro ante dezembro é um sinal de que "a atividade econômica está em processo de recuperação de dinamismo". "Melhora gradativa dos níveis de confiança dos empresários, juros médios mais baixos que os do início do ano passado e movimento de reposição de estoques contribuíram para avanço da demanda por crédito por parte das empresas", avaliam.

A procura por crédito no setor industrial cresceu 21,4% em janeiro deste ano ante dezembro de 2012, a maior alta entre os setores. No comércio, a demanda subiu 19,3% e, entre as empresas do setor de serviços, o crescimento foi de 19%. "O fato de o varejo não ter virado o ano com acúmulo de estoques indesejados pode ter acelerado o processo de reposição junto à indústria, intensificando a busca por capital de giro neste segmento", apontam os economistas da Serasa.

As micro e pequenas empresas foram as que apresentaram o maior crescimento na demanda por crédito no mês passado, de 20,4%, seguidas pelas médias empresas (8%) e pelas grandes (5,3%). Entre as regiões, as empresas do Sudeste registraram crescimento de 20,4% na busca por crédito em janeiro. Na sequência estão o Centro-Oeste (19,2%), o Norte (18,7%), o Sul (18,3%) e o Nordeste (17,5%).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.