Elas não são maioria, mas a sua influência está crescendo. O site americano Technorati, que monitora e analisa o mundo do conteúdo on-line, concentrou nas mulheres o foco de seu último estudo sobre blogs, intitulado "O Estado da Blogosfera". E o que ele revela, muita gente já vem percebendo: o ambiente dos blogs está cada vez mais profissional, e cada vez mais feminino.
O levantamento foi feito com 7.205 blogs, que responderam a um longo questionário enviado pelo site. É a maior amostra já obtida pelo Technorati desde que a pesquisa começou, em 2004. Embora o número seja pequeno dentro do universo de diários virtuais existente na rede estima-se que o total esteja já na casa dos milhões , ainda trata-se do estudo mais completo sobre o assunto. De acordo com o relatório, 49% dos blogs concentram-se nos Estados Unidos, seguidos pela União Europeia (29%) e pela região da Ásia-Pacífico (12%). A América do Sul, de acordo com o Technorati, contribui com 3% do total. O fato de os questionários terem sido em inglês, entretanto, pode ter distorcido um pouco essa estatística
O relatório deste ano mostra que a blogosfera não é mais uma comunidade iniciante, mas, sim, um mundo estabelecido ainda em fase de transição, é verdade que mantém um diálogo sustentado com os grandes meios de produção de conteúdo. Dos blogueiros que responderam a pesquisa, 33% declaram já ter trabalhado, em algum momento, na mídia tradicional, seja como redator, repórter, produtor ou apresentador. Desses, a maior parte declarou ter trabalhado para revistas mensais (39%). Mais da metade planeja publicar mais frequentemente no futuro e 43% quer ampliar a lista de temas por eles tratados em seus sites.
Em geral, quem bloga é mais escolarizado e tem renda familiar superior à média da população mundial: 79% dos blogueiros têm diploma universitário e 43%, pós-graduação. E os blogs podem ser lucrativos: 11% dizem que o blog é sua principal fonte de renda.
Elas mandam
Em 2009, de acordo com a pesquisa, as mulheres eram 33% dos blogueiros. Já neste ano, elas correspondem a 37% dos autores. O maior impacto desse crescimento é sentido pelas empresas com forte presença online, uma vez que as moças - principalmente se forem mães se mostram muito mais dispostas a escrever sobre produtos e marcas. Também é do sexo feminino a maior disposição para gostar de páginas comerciais no Facebook e compartilhar links sobre empresas no Twitter.
Essa estatística inclui gente como a designer gráfica curitibana Sabrina Olivetti, uma das autoras do blog Coisas de Diva (www.coisasdediva.com.br). Há dois anos, ela e duas amigas mantêm o site, que surgiu como hobby assim como 64% dos blogs do planeta, de acordo com a Technorati. "Sempre estávamos trocando links sobre cosméticos e maquiagens e até participávamos de um fórum sobre o assunto", conta. "Foi então que surgiu a vontade de ter um blog próprio."
A princípio, a ideia era fazer resenhas sobre cosméticos e outros produtos de beleza, mas outros assunto foram entrando em pauta. Elas passara a escrever sobre lançamentos, dar dicas de maquiagem, comentar o visual de mulheres famosas e até abriram uma sessão chamada Coisas de Macho, em que quatro rapazes fazem seus comentários sobre o universo feminino. O Coisas de Diva ganhou um espaço dentro do site da revista Gloss, da Editoral Abril, e conta 30 mil acessos por dia. "O blog acabou ficando muito maior do que um dia eu poderia imaginar", admite Sabrina.
Para ela, o que mais atrai no blog é a interação com as leitoras. Os comentários são muitos, assim como as mensagens trocadas no Twitter a conta do Coisas de Diva tem 9.700 seguidores.
Nisso, a trajetória do Coisas de Diva é semelhante à dos blogueiros entrevistados pelo Technorati. Mais da metade deles (53%) observou que tem feito mais posts porque gosta da interação com a audiência. E o Twitter é a principal forma de atrair a atenção dos visitantes, usada por 67% dos blogueiros.
É, os blogs andam cada vez mais profissionais. Mas eles continuam sendo, principalmente, um meio de expressar a opinião do blogueiro para 74%, sua própria satisfação pessoal é a melhor medida do sucesso do site. Por isso poucos se preocupam em tirar dele o ganha-pão. No Coisas de Diva é a mesma coisa: apesar de terem adicionado banners e até de terem feito alguns posts patrocinados, 80% das resenhas do site são de produtos que as próprias blogueiras compram. Nas palavras de Sabrina: "Se todos os anunciantes retirarem os banners do blog, vamos continuar escrevendo da mesma forma, pois ele é um hobby, não um trabalho".