Ele foi recusado no Reino Unido em junho, e teve seu lançamento nos Estados Unidos ameaçado. Depois de ser modificado, com redução de detalhes, "Manhunt 2" foi novamente submetido aos órgãos de classificação. Nos EUA, recebeu o selo "M", recomendado para maiores de 17 anos. No Reino Unido, teve a classificação rejeitada pela segunda vez.
David Cooke, diretor do British Boad of Filme Classification (BBFC), disse que as mudanças feitas no jogo foram insuficientes. "Houve redução dos detalhes visuais em algumas execuções, mas em outras foi mantida a origem visceral e de natureza sádica".
A produtora do jogo, Rockstar Games, disse em comunicado que vai insistir para que "Manhunt 2" receba a classificação "18+", para maiores de 18 anos. "A BBFC dá liberdade aos adultos para que eles decidam sobre filmes de terror no cinema, e nós achamos que eles também deveriam poder decidir sobre jogos de terror como 'Manhunt 2'".
A Rockstar, porém, não divulgou quais são as alterações que o conselho de classificação britânico recomenda para o jogo. No Reino Unido, um produto cuja classificação tenha sido recusada pelo BBFC não pode ser lançado no mercado.
Antecedentes criminais
"Manhunt 2" é a seqüência do jogo de 2003 e conta a história de Daniel Lamb, médico que busca maneiras alternativas de continuar suas pesquisas depois que as verbas acabam. Mas algo dá errado e ele acaba internado em um hospital psiquiátrico. Alucinações e lavagem cerebral fazem parte do roteiro.
O jogo causou polêmica com cenas de violência, por enquanto não divulgadas em vídeo. A exemplo de "Manhunt", de 2003, o jogador assassina outras pessoas usando ferramentas e objetos, como machados e seringas. Nos Estados Unidos, a versão "corrigida" de "Manhunt 2" será lançada em 31 de outubro, para PlayStation 2, Wii e PSP. O jogo não será lançado no Brasil.
Antes de "Manhunt", outros jogos da Rockstar provocaram discussão. A série "GTA", um dos maiores sucessos de crítica e público, é freqüentemente apontada como símbolo de jogos violentos - e culpada por assassinatos envolvendo jovens. Outros títulos, como "Bully" e "The Warriors" também chegaram a ser alvo de protestos.
O lançamento mais esperado da Rockstar nos últimos anos é "Grand Theft Auto IV", inicialmente programado para 2007, mas recentemente adiado para 2008.