Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolo e protesto

Manifestantes comemoram os 79 anos da Varig em Porto Alegre

Pouco mais de 200 pessoas se reuniram na manhã deste domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre, em uma comemoração pelos 79 anos da Varig. O evento foi marcado por protestos contra o governo federal e por manifestações de engenheiros, pilotos e deputados em defesa da recuperação financeira da companhia.

Pouco antes de cantar parabéns para a empresa, o comandante Carlos Suez, diretor da Associação de Pilotos da Varig (Apvar) e um dos representantes do Trabalhadores do Grupo Varig (TGV),discursou em apoio ao plano defendido por funcionários como uma opção de capitalização da companhia - que prevê demissões e o investimento de parte dos salários dos colaboradores e derecursos do fundo de pensão dos funcionários no Aerus.

O comandante criticou o governo Lula e as estatais que, segundo ele, defendem um plano que entregaria a atividade lucrativa dacompanhia à concorrência e levaria a empresa à falência.

- A intenção do governo é essa, realmente entregar a Varig nas mãos da concorrência - discursou, referindo-se ao plano que prevê a divisão da companhia em duas: a Varig Nacional,detentora das rotas domésticas e que iria a leilão, e da Varig Internacional, que ficaria com as rotas internacionais e o passivo da empresa.

Participaram do manifesto ainda o deputado estadual Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT-RS) e a deputada federal Luciana Genro (P-Sol/RS).

Após o discurso, a multidão rezou e cantou parabéns para a empresa, que desde junho do ano passado passa por um processo de recuperação judicial.

Ainda neste domingo, representantes das associações e sindicatos de mecânicos, pilotos e comandantes da Varig se reunirão no Rio para discutir os detalhes do plano de recuperação e de investimentos defendido pelos funcionários da companhia, a ser apresentado em assembléia na sede da Fundação Ruben Berta (FRB), na segunda-feira, no Rio.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.