Centenas de manifestantes usaram suas bicicletas para organizar neste domingo (28) um protesto nas ruas de Bruxelas, o qual expressava toda rejeição dos jovens às medidas de austeridade impostas pelos governos europeus para tentar superar a crise econômica.

CARREGANDO :)

O "Tour da Austeridade", como foi chamado a iniciativa da ONG organizadora, a "Diga 33", passou pelas principais instituições e empresas com sede na capital belga, as quais, segundo os manifestantes, possuem um papel destacado na política de austeridade europeia. Na opinião do coletivo organizador do evento, as medidas econômicas são "contraproducentes e socialmente injustas".

De acordo com a "Diga 33", há grandes empresas na Europa que obtêm importantes benefícios, mas quase não pagam impostos. Ou seja, enquanto "bilhões de taxas não entram no orçamento estatal", "os cidadãos precisam apertar o cinto".

Publicidade

"É ilógico e injusto", indicou o porta-voz da ONG Denis DeVos. O "Tour da Austeridade" foi iniciado hoje no parque do Cinqüentenário de Bruxelas, junto à sede de instituições comunitárias, e seguiu em direção ao prédio da Comissão Europeia, onde se encontra a patronal europeia Business Europe, a sede da companhia elétrica belga Electrabel e os comitês do partido liberal francófono MR e do socialista PS.