O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta terça-feira (02) que o crescimento da indústria em agosto mostra que a economia está em "gradual aquecimento". O IBGE divulgou que a produção do setor subiu 1,5% naquele mês, número que Mantega avaliou como um "bom resultado", que deve se manter nos próximos meses. "Deixamos para trás o período de crescimento fraco. Agora, o crescimento começa a acelerar e vai nessa direção até o final do ano", afirmou, ao chegar ao Ministério da Fazenda.
Ele disse que a indústria está dando vários sinais de reação, após um primeiro semestre fraco. O ministro citou o aumento da demanda por bens de consumo no país, além da recuperação das exportações.Citou ainda o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), que mostra que há uma expectativa de crescimento da indústria entre os empresários do setor.
"O crescimento da produção industrial de 1,5% demonstra que nós já estamos com um gradual aquecimento da economia brasileira. Estamos deixando para trás a condição pior da indústria", disse.Mantega entrou no ministério sem responder sobre a nova projeção do Banco Central de apenas 1,6% para o crescimento do Brasil neste ano.
Em junho, o ministro havia dito que projeção semelhante de um banco suíço era uma "piada".