Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro

Mantega faz “cobrancinha” ao setor

Lojas de eletrodomésticos aguardam decisão para definir contratações | GilbertoAbelha/JL
Lojas de eletrodomésticos aguardam decisão para definir contratações (Foto: GilbertoAbelha/JL)

O varejo e a indústria bem que tentam, mas ainda não convenceram o Ministério da Fazenda a prorrogar a vigência da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de geladeiras, fogões e máquinas de levar, que termina no dia 31 de outubro. Na reunião que tiveram ontem com o ministro Guido Mantega, representantes do setor ouviram apenas que ainda não há definição no governo sobre o tema. Mas o que mais chamou a atenção foram as cobranças para o setor elevar contratações e facilitar financiamentos.Mantega, com bom humor e ressaltando que há um grande entrosamento entre governo e empresários, afirmou que essa parceria é "vitoriosa". "Mas eu também fiz uma ‘cobrancinha’ que é o aumento das contratações de pessoal, elevação das promoções e mais facilidade de financiamento", afirmou o ministro após o encontro com dirigentes de grandes redes varejistas, entre elas Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Carrefour e Pão de Açúcar.

Por sua vez, o varejo também pressionou o governo. A presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, disse ao ministro que teme que sem o benefício as vendas do setor podem ser "desestimuladas". Ela destacou que desde o anúncio da medida, em abril, o setor conseguiu retomar as vendas e já prevê que o fim do ano poderá ser "o maior dos últimos anos no Brasil" A executiva também afirmou ainda que o setor aguarda a decisão do governo para poder ampliar as contratações de fim de ano, que crescem entre 10% e 15% no período.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.