O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quarta-feira que aceitou o pedido de demissão de Júlio Sérgio Gomes de Almeida da Secretaria de Política Econômica. Ele será substituído no cargo pelo atual secretário-executivo da Fazenda, Bernard Appy. Para o lugar de Appy, irá o ex-ministro da Previdência, Nelson Machado.
Segundo Mantega, Almeida - um dos principais responsáveis pelas medidas do Programa de Aceleração do Crescimento - está deixando o cargo por motivos pessoais. O ministro negou que a demissão tenha a ver com críticas do economista ao câmbio nesta terça-feira, apesar de admitir discordar de Almeida.
Apesar de Mantega e Appy divergirem em uma série de temas, o ministro disse que seu secretário-executivo tem feito um excelente trabalho e por isso tem sua confiança absoluta.
- Nos conhecemos há 20 anos. Somos ambos economistas. Appy deixa uma missão importante na Secretaria-Executiva para assumir outra na Secretaria de Política Ecônomica - disse Mantega, lembrando que Appy continuará cuidando da reforma tributária.
O ministro também fez elogios a Nelson Machado, afirmando que ele fez uma excelente gestão à frente da Previdência e que vai ajudar a montar um time de "primeiríssima".
- Vamos ter um time fortalecido - disse.
Polêmico
Júlio Gomes de Almeida assumiu a Secretaria de Política Econômico em 2006 e, durante sua gestão, fez várias declarações polêmicas. Ele chegou a dizer, no final do ano passado, que o governo não poderia mais fazer desonerações tributárias "nem que arriasse as calças".
Na terça-feira (03/4), Almeida também fez duras críticas à política cambial. Segundo Mantega, essas declarações foram feitas como se o secretário já não estivesse mais no governo e representam sua opinião sobre o assunto.
O ministro aproveitou para reforçar seu apoio à política do Banco Central, afirmando:
- Temos a economia crescendo, a inflação sob controle e juros caindo. O Banco Central está praticando uma política monetária correta e adequada.
O ministro disse que o secretário do Tesouro, Tarcísio Godoy, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, continuam nos cargos. Apesar de Godoy continuar na posição interinamente, Mantega disse que ele é um excelente quadro e que não tem intenção de fazer novas mudanças em sua equipe no momento.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast