Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado

Mantega: regra cambial não mudará na capitalização

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quarta-feira (22) que não haverá mudança de regras para a entrada de dólares no País para a capitalização da Petrobras. Ele avaliou que, após operação de capitalização, a taxa de câmbio deverá voltar ao normal. Segundo ele, não é apenas a capitalização da Petrobras que está influenciando o dólar, mas também o apetite das empresas brasileiras, que estão aproveitando as taxas de juros muito baixas para tomar dinheiro emprestado no exterior.

Mantega voltou a afirmar que o governo está trabalhando para coibir exageros, mas ponderou que isso não se trata de impedir a valorização. "Impedimos exageros de valorização. Em alguns momentos, o mercado leva à valorização e não podemos conter os movimentos naturais e estruturais do mercado. O cambio é flutuante. O que fazemos é evitar exagero. Às vezes, o mercado quer tirar proveito de uma situação que existe para especular", disse.

Indagado se este é o caso no momento, Mantega respondeu: "Neste mercado, temos sempre que ficar de olho. Temos uma operação grande que tende a atrair capital externo. É o momento em que temos de ficar mais alerta", disse. "Não daremos tiros de canhão em formiga", completou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.