O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que se o dólar se mantiver no atual patamar nos próximos meses, o desempenho da moeda norte-americana contra o real pode ser considerado razoável.

CARREGANDO :)

Ele também disse que a estabilidade da inflação divulgada pela manhã mostra que a economia não está superaquecida.

"É claro que temos que admitir uma certa valorização, como admitimos. Temos um câmbio flutuante... Mas a gente procura coibir abusos na valorização da moeda", disse Mantega em evento no Rio de Janeiro, lembrando do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) adotado no ano passado.

Publicidade

"Após as medidas, há uma estabilidade, uma redução da volatilidade do real, podemos ver que nos últimos quatro a cinco meses o real tem permanecido flutuando em torno, em uma certa faixa acima de 1,70, portanto estamos cumprindo o objetivo de dar mais estabilidade e menos volatilidade ao real."

Mantega também comentou os dados divulgados nesta manhã mostrando que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve oscilação positiva de 0,01 por cento em julho, após ficar estável em junho .

"(A estabilidade) está demonstrando a tese que nós (governo) defendemos desde o início do ano, de que a inflação tinha subido por um choque de alimentos... Eu tinha dito que os alimentos iam voltar à normalidade."

"A economia brasileira não tem uma pressão de demanda. Falavam que a economia estava superaquecida... Não é verdade", acrescentou ele, prevendo para 2010 uma inflação de 5 a 5,2 por cento.

O centro da meta de inflação do governo é de 4,5 por cento, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Publicidade