A pesquisa Top of Mind, que avalia as marcas mais conhecidas junto aos consumidores brasileiros, aponta a Nike como a empresa mais lembrada no segmento de produtos esportivos. Foram feitos 2.670 questionamentos em 127 municípios do Brasil. A Nike foi citada por 18% dos entrevistados. Em seguida estão Adidas (12%), Penalty (11%), Topper (4%) e Olimpikus (3%). "Obviamente a força da marca facilita a venda de artigos variados, mas para isso é preciso ter um produto de qualidade", diz o presidente da Nike Brasil, Pedro Madeira.

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De acordo com o professor de Produtos e Marcas da Pós-Graduação da Unifae, José Eduardo Nasser, as grandes empresas aproveitam a força de suas marcas para oferecer outros tipos de produtos. "Isso acontece em outros setores também. Cada vez mais, as empresas ampliam suas opções de venda, aproveitando a arquitetura da marca. Nesse caso específico, não são mais apenas tênis que podem ser encontrados, mas tudo para se vestir dos pés à cabeça", avalia.

Nasser considera que o mercado, apesar de ser uma novidade local, está perto da saturação. "Há um limite, pois o público-alvo pertence às classes A e B. Além disso, não há briga em oferecer preço melhor", diz. A concorrência, segundo ele, ocorre em outro nível: são os valores íntrinsecos ao consumo da marca que importam. "Essas novas lojas dão uma percepção de exclusividade, de um atendimento personalizado", acrescenta. (RF)

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