Curitiba Mais do que uma empresa em particular, o grande destaque da 11.ª edição do Top of Mind Paraná, divulgada ontem, foi a força do interior do estado. A pesquisa realizada pela Revista Amanhã em parceria com o Instituto Bonilha revela anualmente as marcas mais lembradas pelos consumidores paranaenses nas categorias produto, serviço, comunicação e grande empresa. No topo da lista de 2005 estão empresas como o Shopping Center Catuaí, em Londrina, o supermercado Muffato e a construtora JL, ambos de Cascavel. A livraria Bom Livro e o cursinho pré-vestibular Alfa, ambas da região Oeste do estado, comemoram o vice-campeonato em suas categorias.
"O levantamento mostrou a força de algumas marcas do interior com porte, inclusive, para influenciar o resultado geral da pesquisa de uma forma que não acontecia nos anos anteriores", diz o presidente do instituto, Rogério Bonilha. Segundo o pesquisador, o resultado foi obtido a partir de mil entrevistas realizadas nos 22 maiores centros consumidores do estado (incluindo Curitiba e região metropolitana). O número de consultas acompanhou os porcentuais de distribuição da população no Paraná: 20% na capital, 14% na RMC e 66% no interior.
"Os resultados são reflexo do crescimento da população e, por consequência, da economia e do consumo fora da capital", diz o superintendente do shopping Catuaí, Sylvio Carvalho Netto. O shopping londrinense desbancou, pela primeira vez nos 11 anos de pesquisa, o tradicional líder da categoria, o curitibano Mueller. Eles têm, respectivamente, 10,8% e 7,9% do total de citações.
Segundo o superintendente, o título de mais lembrado entre os paranaenses é resultado de um novo posicionamento do Catuaí, que fez com que o empreendimento se fortalecesse não apenas em Londrina mas também nos outros municípios do Norte do Paraná. "O investimento na qualidade do mix de lojas, a volta de grandes âncoras e o próprio evento de moda são exemplos de ações que fortalecem o Catuaí entre os consumidores."
Outro destaque do interior é a rede Super Muffato. Neste ano a empresa foi a mais lembrada na categoria "supermercados" (com 18,6% das citações) e a segunda colocada entre as grandes empresas do Paraná (3,5%). Na capital a rede foi indicada por apenas 1,5% dos entrevistados, mas no interior o porcentual chegou a 25,9%. O segundo colocado na categoria é o BIG, com 11,3%.
Pela sétima vez, segundo a pesquisa, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi a empresa mais lembrada do estado. A heptacampeã da categoria "Grandes Empresas" foi citada por 11% dos paranaenses. O índice diminuiu um décimo em relação ao ano passado, diferença que está dentro da margem de erro da pesquisa (3,1% para mais ou menos). A companhia também é a primeira colocada no ranking das empresas em que os paranaenses gostariam de trabalhar. Neste ano, 5,5% dos entrevistaram citaram a Copel nesta categoria e a empresa passou à frente da campeã de 2004, a Petrobrás.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast