SÃO PAULO (Reuters) - O banco espanhol Santander informou nesta quarta-feira que vai propor uma troca no comando de suas operações no Santander Brasil.
Pela proposta, que será submetida a assembleia de acionistas, Marcial Portela, atual diretor geral do grupo, deve suceder Fabio Colletti Barbosa na presidência-executiva.
Barbosa deve ocupar a presidência do Conselho de Administração do Santander Brasil, segundo a proposta do banco. Se aprovadas, as nomeações entram em vigor em 4 de fevereiro de 2011.
"Fábio Barbosa já havia demonstrado interesse em deixar a função de diretor presidente da organização, após a finalização do processo de integração e depois de quase três anos na presidência do Santander Brasil", disse o Santander, em comunicado.
Barbosa era presidente do ABN Amro Real até meados de 2008, quando assumiu a presidência do Santander, após o banco espanhol ter comprado em 2007 operações globais do banco holandês ABN, incluindo as do Brasil. Desde 2007, é também o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
De acordo com o Santander, Marcial tem acompanhado todo o processo dos investimentos feitos pelo banco no Brasil desde 1999.
(Reportagem de Aluísio Alves)