- Episódio do podcast 15 Minutos analisa as polêmicas sobre a indicação do novo presidente do IBGE.
*) A indicação para o comando de um dos principais órgãos da administração pública do país gera polêmica, contestações e repercussões políticas.
Estamos falando do economista Márcio Pochmann, confirmado pelo governo como novo presidente do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Pochmann, que é bastante ligado ao PT, já foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012. Ele também já ocupou cargos na Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, e no Instituto Lula.
Ao longo dos anos, Márcio Pochmann acumula uma série de posicionamentos controversos. A indicação dele ao IBGE é alvo de duras críticas de economistas mais ortodoxos e enfrentou resistência até mesmo dentro do próprio governo.
Por exemplo: a ministra do Planejamento, Simone Tebet, chegou a dizer que “não conhecia” o economista, horas antes da confirmação. Lembrando: o IBGE está subordinado exatamente à pasta comandada por Tebet.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a polêmica indicação para a presidência do IBGE. O convidado para falar do assunto é o Célio Yano, editor da equipe de Economia da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.