A quinta edição do Paraná Fashion será realizada no Centro de Convenções Aspen Park, no centro de Maringá, que permite mais fácil acesso aos visitantes. Mas a novidade mais esperada por expositores, compradores e visitantes é o Congresso Internacional de Moda. Palestras e debates terão a presença de estudantes e profissionais da moda. Outra inovação será a participação no programa de inclusão social Carência Zero, criado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Comércio (Abit) para incentivar a produção de camisetas com material reciclado. O tema desta edição será "A moda muda o olhar".
A organização está trabalhando para atrair compradores estrangeiros para a Rodada Internacional de Negócios. Até agora, estão confirmadas duas empresas alemãs, uma canadense e uma belga, o que permite estimar negociações em torno de US$ 400 mil. Foram negociados US$ 700 mil na edição em 2003 e US$ 1,5 milhão no ano passado (cerca de R$ 3,6 milhões). A previsão é superar este valor este ano com a presença quase confirmada de compradores dos Estados Unidos, México, Espanha e França. "Os estrangeiros estão impulsionados por novos acordos comerciais e queda de barreiras", comenta a consultora de comércio exterior da Associação Paranaense da Indústria Têxtil e do Vestuário (Vestipar), Ana Paula Padula.
O Paraná Fashion é organizado pela Fashion House, empresa que promove eventos de moda em Londrina e Foz do Iguaçu e já levou empresários paranaenses para visitas aos Estados Unidos, Panamá e México.
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