Melhores mercados para franquias em Maringá
1º - Vestuário e Acessórios
2º - Alimentação
3º - Construção
4º - Educação e Treinamento
5º - Saúde e beleza
6º - Livrarias
7º - Infantil
8º - Automotivo
9º - Hotelaria e Turismo
Fonte: Rizzo Franchise
Melhores mercados para franquias
1º - São Paulo (SP)
2º - Rio de Janeiro (RJ)
3º - Belo Horizonte (MG)
4º - Brasília (DF)
5º - Porto Alegre (RS)
6º - Curitiba (PR)
31º - Londrina (PR)
49º - Maringá (PR)
69º - Foz do Iguaçu (PR)
73º - Ponta Grossa (PR)
75º - Cascavel (PR)
88º - São José dos Pinhais (PR)
Vantagens e desvantagens para instalar uma franquia
Vantagens
- Know-how(conhecimento) que é oferecido pela marca/empresa franqueadora
- Processos testados e garantidos
- Marca que pode já ser reconhecida no mercado
- Baixa mortalidade
- Ajuda na escolha do ponto comercial/local de instalação da empresa Dificuldades
- Como os processos são definidos pelo franquador, a flexibilidade para mudanças pode ser baixa, pois normalmente isto está assegurado em contrato
- O Valor de investimento na franquia ainda é maior que um negócio "convencional" e também há taxas como royalties e propaganda que são cobradas mensalmente
Dicas para instalar uma franquia
- Antes de abrir uma franquia, procure o Sebrae para receber orientação especializada, pois existem alguns fatores que podem comprometer o sucesso do futuro negócio
- É fundamental escolher o tipo de negócio e a marca certa. O empreendedor precisa se identificar com o produto e marca
- É importante efetuar um estudo de três aspectos essenciais antes de tomar a sua decisão: a análise pessoal/perfil, o estudo do mercado local e a escolha e avaliação do franqueador
- O contrato oferecido pela franquia merece um cuidado redobrado
- Há financiamentos específicos oferecidos para abertura de franquias com taxas acessíveis
Fonte: João Luis de Moura, consultor do Sebrae Paraná
O mercado das franquias está em alta e Maringá vem despontando como um dos melhores locais do país para se investir neste setor. Foi o que constatou uma pesquisa divulgada no mês passado pela Rizzo Franchise, de São Paulo-SP, consultoria especializada em estruturação e implantação de redes de franquias.
De acordo com o levantamento, Maringá está na posição 49 no ranking das cem melhores cidades para instalar franquias no Brasil. Na região Sul do país, o desempenho maringaense só fica abaixo de Porto Alegre-RS (5º); Curitiba-PR (6º); Florianópolis-SC (24º); Londrina-PR (31º), Caxias do Sul-RS (35º) e Joinville-SC (36º). Segundo Marcus Rizzo , proprietário da Rizzo Franchise, entre as áreas mais propícias para investir em franquias em Maringá estão os setores: vestuário e acessórios; alimentação e construção. "Para a pesquisa nós identificamos o índice potencial do consumo e a necessidade e capacidade de compra da população. Onde se tem mais procura e menos oferta, há maior oportunidade para instalação de um negócio", explicou um dos organizadores da pesquisa.
Setor aquecido
Em 2009, o crescimento no setor de franquias no país foi 14,7% maior do que no ano anterior, resultado influenciado pela grande inovação nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e pela baixa taxa de mortalidade das franquias, que é de somente 5% nos três primeiro anos, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Na opinião do consultor do Sebrae Paraná, João Luis de Moura, Maringá acompanha este aquecimento no empreendedorismo. "É uma cidade relativamente nova e que está em plena fase de crescimento. Temos um ciclo de negócios favorável", avaliou.
Moura ainda diz que o momento favorável também se deve a renda per capta do maringaense, a vinda de pessoas de outras cidades e o retorno dos dekasseguis (pessoas que deixaram o Brasil para trabalhar temporariamente no Japão). "Isso gera um aumento de imóveis na cidade, por exemplo.Temos mais pessoas que vem para cá residir e isso provoca uma demanda natural na economia", explicou o consultor, que ministra capacitações sobre franquias.
Interesse despertado
Além da chegada de empresas de outras cidades em Maringá, o ambiente favorável também está despertando o crescimento de franqueadoras maringaenses. Uma delas é a escola de idiomas Minds, que em apenas três anos de atuação, já conta com 31 unidades espalhadas por mais de 20 estados. O piloto surgiu em Porto Alegre e logo no primeiro ano foram criadas outras sete franquias.
Curiosamente, a empresa com sede em Maringá instalou a primeira escola na cidade somente no final do ano passado. De acordo com a diretora a Minds, Leiza Oliveira, Maringá tem o perfil que as franquias buscam.
"Sou maringaense e sempre quis voltar para cá. O crescimento da cidade tem sido algo impressionante e diariamente tem algo novo surgindo. Aqui, você tem uma estrutura muito boa, um crescimento elevado das classes B e C, além da qualidade de vida diferenciada. A cidade não está perdendo em anda para as grandes capitais", explicou a empresária.
Para competir com as grandes redes de escolas, Leiza apostou em cursos dinâmicos, o que vem sendo bem aceito pelo público maringaense. "A cidade é muito receptiva para novos serviços. Em três meses, recebemos 148 alunos. Aqui o consumidor é exigente, gosta de qualidade e não somente da estética". Para 2011, a franqueadora já possui cinco contratos fechados para abertura de novas escolas para o primeiro trimestre de 2011 e já fatura R$ 350 milhões por ano.
Franquias de Maringá faturaram R$ 96.7 milhões em 2010
Segundo dados da Rizzo Franchise, Maringá possui 12 empresas franqueadoras com uma rede de 205 unidades entre próprias e franquias. Somente em 2010, o faturamento anual do setor foi de R$ 96.7 milhões, gerando 1.920 empregos diretos em Maringá.
Uma das mais conhecidas franqueadoras da cidade é a Robertos Pastel do Roberto. A franquia criada em 2000 conta com nove unidades, sendo sete em Maringá, uma em Paranavaí e uma em Londrina. De acordo com o diretor da franquia, Jerry Koyama, a decisão de tornar o estabelecimento uma franqueadora veio após a abertura de um quiosque no estilo oriental. "Devido a grande procura por interessados em abrir um modelo igual ao nosso, procuramos o sistema de franquia para atender esses interessados", relembrou.
Além das unidades, a rede produz massas para pastel e pizza em escala industrial. Para este ano, a empresa está desenvolvendo um modelo de franquia para loja Express.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast