O governo italiano divulgou hoje comunicado informando que o primeiro-ministro Mario Monti deixou o cargo de ministro da Economia e Finanças, que acumulava com o de chefe do Executivo. Monti assumiu o comando do governo em novembro, depois que Silvio Berlusconi renunciou.
O comunicado informa também que o novo ministro da Economia é Vittorio Grilli, que era o vice do ministério. Grilli já tomou posse, recebendo o cargo do presidente italiano, Giorgio Napolitano. Diretor-geral do Tesouro da Itália desde 2005, Grilli se tornou vice-ministro de Economia logo após Monti assumir o poder. O novo titular possui experiência no ministério, onde chegou em 1994 como chefe da Direção para as privatizações.
Antes de ir para o ministério, Grilli, que esteve cotado para substituir Mario Draghi no Banco da Itália, foi professor adjunto na Universidade de Yale e no Birkbeck College da Universidade de Londres.
Apesar de ter deixado o Ministério da Economia, Monti decidiu instituir um comitê para a Coordenação da Política Econômica e Financeira, presidido por ele mesmo, com a participação dos ministros da Economia e do Desenvolvimento Econômico.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast