A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, receberá um dos 11 novos empreendimentos hoteleiros que a Marriott International planeja inaugurar no Brasil nos próximos três anos. Será o primeiro da rede americana no Paraná. O Fairfield Curitiba Airport será construído na Rua Rocha Pombo, na esquina com a Rua Barão do Cerro Azul, bem na saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
O novo hotel pertence à categoria econômica da rede, com foco em serviços e tarifas em tese mais baratas. Atenderá principalmente usuários do terminal aéreo, como turistas de negócios e funcionários de companhias aéreas. Serão 180 quartos, segundo a Marriott. A previsão é inaugurar o Fairfield Airport no segundo semestre de 2016, em mês ainda não determinado. As obras devem começar em breve.
Outro empreendimento da administradora americana previsto para o Paraná, o Fairfield Curitiba City Center, será instalado bem no Centro da capital. Uma placa no número 150 da Rua 24 de maio, bem em frente aos câmpus da FAE Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus, já identifica o investimento.
O Curitiba City Center terá o mesmo porte do Airport, com 180 acomodações e previsão de inauguração para 2017. Segundo a Marriott, o hotel atenderá basicamente viajantes de negócios e turistas em visita à capital paranaense. O valor investido no Paraná não foi divulgado.
Presença no Brasil
A Marriott já possui seis unidades no Brasil, com 965 apartamentos, em São Paulo (dois), Rio de Janeiro, Recife, Guarulhos (SP) e Bento Gonçalves (RS). O plano de expansão da rede americana prevê a abertura de quatro novos hotéis no Rio de Janeiro, de olho nos Jogos Olímpicos de 2016, outros dois em Florianópolis (2), dois Recife (2) e um em Porto Alegre, além dos empreendimentos de São José dos Pinhais e Curitiba. Destes, sete já estão em construção.
O plano é quase triplicar a presença no país, em um investimento de R$ 400 milhões até 2018, segundo o presidente da Marriott para América Latina e o Caribe, Tim Sheldon, em anúncio feito no mês passado. Investidores brasileiros são parceiros nos projetos, colocando aproximadamente mais R$ 300 milhões.
Fusão
O anúncio de fusão com a também americana Starwood Hotels & Resorts Worldwide, por US$ 12,2 bilhões em dinheiro e ações, não deve mudar os planos de investimento da Marriott no Brasil. A Starwood detém as marcas Sheraton e Four Points by Sheraton – este último com presença em Curitiba.
A companhia que resultará do casamento das duas redes de hotelaria com sedes nos Estados Unidos subirá ao posto de maior grupo do setor no mundo, superando a também americana Hilton. Juntas, as redes terão 1,1 milhão de quartos em 5,5 mil hotéis espalhados em mais de uma centena de países.