A cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, receberá um dos 11 novos empreendimentos hoteleiros que a Marriott International planeja inaugurar no Brasil nos próximos três anos. Será o primeiro da rede americana no Paraná. O Fairfield Curitiba Airport será construído na Rua Rocha Pombo, na esquina com a Rua Barão do Cerro Azul, bem na saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
O novo hotel pertence à categoria econômica da rede, com foco em serviços e tarifas em tese mais baratas. Atenderá principalmente usuários do terminal aéreo, como turistas de negócios e funcionários de companhias aéreas. Serão 180 quartos, segundo a Marriott. A previsão é inaugurar o Fairfield Airport no segundo semestre de 2016, em mês ainda não determinado. As obras devem começar em breve.
Outro empreendimento da administradora americana previsto para o Paraná, o Fairfield Curitiba City Center, será instalado bem no Centro da capital. Uma placa no número 150 da Rua 24 de maio, bem em frente aos câmpus da FAE Centro Universitário e do Colégio Bom Jesus, já identifica o investimento.
O Curitiba City Center terá o mesmo porte do Airport, com 180 acomodações e previsão de inauguração para 2017. Segundo a Marriott, o hotel atenderá basicamente viajantes de negócios e turistas em visita à capital paranaense. O valor investido no Paraná não foi divulgado.
Presença no Brasil
A Marriott já possui seis unidades no Brasil, com 965 apartamentos, em São Paulo (dois), Rio de Janeiro, Recife, Guarulhos (SP) e Bento Gonçalves (RS). O plano de expansão da rede americana prevê a abertura de quatro novos hotéis no Rio de Janeiro, de olho nos Jogos Olímpicos de 2016, outros dois em Florianópolis (2), dois Recife (2) e um em Porto Alegre, além dos empreendimentos de São José dos Pinhais e Curitiba. Destes, sete já estão em construção.
O plano é quase triplicar a presença no país, em um investimento de R$ 400 milhões até 2018, segundo o presidente da Marriott para América Latina e o Caribe, Tim Sheldon, em anúncio feito no mês passado. Investidores brasileiros são parceiros nos projetos, colocando aproximadamente mais R$ 300 milhões.
Fusão
O anúncio de fusão com a também americana Starwood Hotels & Resorts Worldwide, por US$ 12,2 bilhões em dinheiro e ações, não deve mudar os planos de investimento da Marriott no Brasil. A Starwood detém as marcas Sheraton e Four Points by Sheraton – este último com presença em Curitiba.
A companhia que resultará do casamento das duas redes de hotelaria com sedes nos Estados Unidos subirá ao posto de maior grupo do setor no mundo, superando a também americana Hilton. Juntas, as redes terão 1,1 milhão de quartos em 5,5 mil hotéis espalhados em mais de uma centena de países.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast