Faltando menos de dois meses para o Natal, a fabricante norte-americana de brinquedosMattel anunciou nesta terça-feira (6) o recall de 155 mil brinquedos no mundo. Os produtos fabricados no México apresentam riscos às crianças, que poderiam engolir pequenas partes.
O recall atinge principalmente os consumidores dos EUA e do Canadá. No entanto ele também será realizado em países europeus onde foram comercializados os brinquedos. Segundo a assessoria da Mattel, o produto não é vendido no Brasil.
A Comissão Européia que fiscaliza o setor confirmou que cerca de 17 mil itens fazem parte do recall. Sete mil produtos estão sendo trocados no Reino Unido e Irlanda; 4,9 mil, na Itália; 4,9 mil, na Alemanha; e 394, na Áustria.
De acordo com nota divulgada pela multinacional norte-americana, o produto que faz parte do recall é o "Learning Kitchen (código L5067)", da série "Brincando e Aprendendo", do catálogo da Fisher-Price, uma divisão da indústria de brinquedos Mattel.
Pequenos imãs
Em agosto, a Mattel anunciou o recall de 21,8 milhões de brinquedos em todo o mundo, em razão de conterem pequenos imãs que poderiam se soltar e, eventualmente, serem engolidos pelas crianças. No Brasil, o recall totalizava 850 mil produtos.
No Brasil, o recall atingiu as bonecas da linha Polly, que têm imãs aparentes, a pá que integra o conjunto Barbie e Tanner e um pacote com figuras magnéticas do Batman. Segundo a empresa, os estados mais afetados foram São Paulo (371.160 brinquedos), Rio de Janeiro (100.711) e Minas Gerais (62.842).