O McDonald’s divulgou na manhã desta terça-feira (23), antes da abertura do mercado norte-americano, seus resultados financeiros do terceiro trimestre deste ano. Este é um ano chave para a empresa, que vem promovendo mudanças em suas receitas, ingredientes e processos a fim de se tornar uma rede de fast-food mais saudável e se adaptar aos novos hábitos de consumidores.
No geral, a meta do plano de expansão era de reter e reconquistar clientes, que, por passarem a optar por pratos e refeições mais saudáveis, deixaram a rede de lado. Esta intenção foi anunciada em 2017 e agradou os investidores da empresa: desde então, o valor de mercado da companhia subiu 40%, para US$ 130 bilhões.
Entre as mudanças que propunha havia a de deixar o hambúrguer congelado de lado e passar a servir carne fresca, além de retirar ingredientes artificiais e conservantes da fórmula de molhos, pães e queijos. O McLanche Feliz, voltado a crianças, também passou por diversas reformulações e substituições para ficar mais saudável e agradar mais os pais.
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Ainda em fase inicial de implantação, as mudanças já começaram a apresentar resultados, tanto positivos quanto negativos, que refletem a dificuldade da transformação. Em todo o mundo, as vendas da rede tiveram crescimento de 4,2% frente ao trimestre anterior; a expectativa de analistas era até 3,7% de incremento.
O mercado norte-americano foi o que apresentou a menor taxa de crescimento, em 2,4%, e é uma das maiores preocupações da rede: para implantar as mudanças propostas nos itens do cardápio, a empresa está cobrando dos franqueados de suas mais de 13 mil lojas que reformem as lojas, o que tem gerado uma onda de insatisfação. Boa parte dos franqueados já se organizam, inclusive, para formar uma associação de franqueados “independentes”.
A receita da empresa caiu 6,7% em comparação ao registrado no mesmo trimestre do ano passado, para US$ 5,37 bilhões, mas o valor bateu as expectativas do mercado, de US$ 5,29 bilhões. Um dos resultados que ficaram abaixo do esperado é o faturamento, que cresceu 2,6% ante a previsão da própria rede de 3%.
O McDonald’s não é a única rede passando por uma transformação. Wendy’s, Taco Bell, Burger King e outras de todo o mundo estão mudando para se adaptar aos gostos “saudáveis” dos clientes.
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