O McDonalds, a mais tradicional rede de restaurantes fast food do mundo, informou que decidiu se desfazer de lojas próprias e demais operações em 15 a 20 países, incluindo o Brasil. A empresa planeja vender um total de 1,5 mil restaurantes em todo o mundo nos próximos três anos. No Brasil, a rede de lanchonetes busca um comprador para as lojas próprias e também espera se afastar da gestão das franquias. Dos 544 restaurantes do McDonalds no país, só 120 são de franqueados. A marca McDonalds continuaria a existir e a matriz receberia royalties dos novos donos das lojas, dos gestores das franquias e também continuaria a faturar com os próprios franqueados.
Em Curitiba, o empresário Jacques Rigler (foto), ex-presidente da Associação dos Franqueados Independentes (Afin) do McDonalds e hoje superintentende da concorrente Bobs, disse que o anúncio comprova denúncias feitas pela entidade até dois anos atrás, de canibalização da rede com abertura de lojas muito próximas umas das outras e cobrança de taxas abusivas como a de sublocação de lojas , que levaram a uma longa briga judicial entre franqueados e franqueador.