O McDonad's quer vender as suas lojas próprias na América Latina dentro de sua estratégia de reestruturação na região. Segundo reportagem do jornal "Valor Econômico", a empresa detém só no Brasil 307 lojas, que são avaliadas em R$ 1,5 bilhão. A rede total da companhia no país é de 544 restaurantes.

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A mudança na forma de operar é atribuída aos problemas enfrentados pelas subsidiárias na região, que apresentam baixa rentabilidade. No Brasil, a empresa faturou R$ 2,5 bilhões em 2005. O plano é vender as lojas em bloco para master franqueadores, investidores que ficam também com a gestão das demais lojas franqueadas.

Atualmente, a companhia opera no país por meio de subsidiárias que administram a rede e ainda são donas de muitas lojas. Com a mudanças, a multinacional passará apenas a receber royalties. O novo modelo de negócio é chamado pelo McDonald's de "developmental licensees" (ou "licenças de desenvolvimento").

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Segundo a reportagem, fontes do setor afirmam que o processo já está adiantado. Os interessados - em grande parte fundos de "private equity" - devem apresentar suas propostas a partir desta sexta-feira. O jornal informou que o McDonad's confirmou apenas ter "planos para implementar uma estratégia de 'developmental licensees', dentro dos próximos três anos, em cerca de 15 a 20 países em todo o mundo, representando um número aproximado de 1500 restaurantes".

Segundo a empresa, as "licenças de desenvolvimento" já são usadas em mais de 30 países e foram bem-sucedidas em muitos mercados em que a empresa atua há mais de 20 anos. Essas licenças equivalem ao modelo de master franquias utilizado por outras cadeias de fast-food, no qual um grande investidor controla as operações em determinada região.