Após o McDonald’s entrar com uma reclamação contra o Habib’s no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a rede de fast-food especializada em comida árabe decidiu mudar seu comercial. A empresa, porém, não perdeu a piada.
Em outubro, o Conar foi acionado pela companhia norte-americana para que investigasse as campanhas mais recentes do Habib’s, que fazem menção bastante clara ao McDonald’s e ao Burger King, principais concorrentes da rede brasileira.
Em julho, por exemplo, o Habib’s lançou uma propaganda em que debocha do garoto-propaganda do McDonald’s, o palhaço Ronald McDonald. Na peça publicitária, o consumidor assiste a um leilão ao contrário. O produto à venda é um sanduíche, que tem lance inicial de R$ 20. O primeiro a se manifestar, com a oferta de R$ 17, é um palhaço, caracterizado de forma bastante similar a Ronald McDonald, um dos símbolos do McDonald’s.
Quem rebate o lance é um homem vestido de rei, referência ao Burger King. A briga pelo menor valor fica entre os dois personagens, até que o leiloeiro pergunta “ouvi menos?”. Nesse momento, um homem vestido como o gênio da lâmpada, mascote do Habib’s, oferece R$ 3,90 pelo lanche. “Palhaçada”, reclama o Ronald McDonald genérico, seguido pela locução de “tem preço que só o Habib’s faz”.
Em outra propaganda, essa divulgada em setembro, atores representando o palhaço Ronald McDonald e o rei do Burger King cantam uma música em cima de um palco, em tom melancólico, e são ignorados pelo público. Trata-se de um anúncio sobre os novos beirutes do Habib’s.
Liminar
No pedido, o McDonald’s alegou que sua imagem estava sendo denegrida e que o Habib’s estaria violando direitos autorais, uma vez que um jingle parecido com o da rede do palhaço Ronald McDonald era utilizado.
Embora o órgão de regulamentação ainda não tenha julgado o pedido em definitivo, uma liminar sobre o caso já foi proferida, pedindo a suspensão da veiculação da peça “Novos Beirutes Habib’s”.
Mesmo respeitando a decisão, o Habib’s não deixou a piada de lado. Agora, a propaganda é veiculada com o seguinte aviso:
“A concorrência não ficou muito contente e pediu para tirar a parte mais engraçada deste comercial. Mas não se preocupe: para a felicidade de todos os nossos clientes, nós conseguimos manter a parte mais gostosa”.
Em seguida, apenas as imagens dos novos sanduíches são exibidas. Confira:
Provocação
O McDonald’s foi alvo recentemente de provocações de outra concorrente, durante o Halloween. Semana passada, o Burger King decidiu se fantasiar de McDonald’s para “assustar” os clientes.
Fazendo uma brincadeira para o Dia das Bruxas, o restaurante colocou um imenso tecido branco sobre uma de suas lojas, em Nova York, com uma inscrição – que aparenta certo improviso – da marca concorrente. Logo abaixo do “letreiro”, no entanto, um aviso explica: “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres”, em alusão ao método de preparo diferenciado da carne do Burger King.
Colaborou: Mariana Balan.
Investida da PF desarticula mobilização pela anistia, mas direita promete manter o debate
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Como a PF construiu o relatório do indiciamento de Bolsonaro; ouça o podcast
Bolsonaro sobre demora para anúncio de cortes: “A próxima semana não chega nunca”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast