Centenas de médicos americanos participam de uma campanha para proibir a rede McDonalds de promover seus produtos entre as crianças, e forçar a gigante do fast-food a eliminar seu tradicional mascote, o palhaço Ronald McDonald. A carta aberta, publicada na quarta-feira nos grandes jornais do país, coincide com uma reunião anual dos diretores do McDonalds em Chicago, que foi realizada ontem.
Um grupo de religiosas já havia proposto que o McDonalds publicasse na ocasião um documento avaliando sua resposta às "preocupações da opinião pública a respeito da relação entre fast food e obesidade infantil". A carta dos médicos vai além e pede ao McDonalds que deixe de incluir brindes em seus "McLanches Felizes", refeições que contêm sanduíches hipercalóricos e ricos em sal, gordura e açúcar.
A carta faz parte de uma campanha conduzida pela organização sem fins lucrativos Corporação de Responsabilidade Internacional (Corporate Accountability International, em inglês), conhecida por sua luta para que a marca de cigarros Camel deixe de usar seu mascote, o simpático camelo Joe.