O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, alertou nesta quinta-feira contra euforia e movimentos exacerbados nos mercados, ao comentar sobre a recente valorização do real e o grande fluxo de entrada de dólares no país.
"Temos alertado há bastante tempo contra excessos de euforia, contra excessos de movimentos de precificação de ativos e de riscos", disse ele a jornalistas quando questionado sobre o aumento de fluxo de dólares para o país.
"Participantes do mercado e empresas no passado tiveram prejuízos importantes por excesso de euforia, por apostarem em tendências de uma forma exagerada."
Em maio, o real valorizou-se em 7,5 por cento contra o dólar e nesta semana subiu 3,9 por cento. Dados da véspera mostraram que o fluxo cambial no país está positivo em 2,059 bilhões de dólares nos 10 primeiros dias úteis de maio.
O presidente ressaltou não ser surpresa que o desempenho do Brasil esteja sendo reconhecido pelos mercados, mas que também não é surpresa que os mercados façam movimentos abruptos.
Ele disse ainda que a economia brasileira já mostra sinais "bastante claros" de uma recuperação, que é sustentada na melhora da demanda interna.
"Já existem sinais bastante claros de recuperação da economia brasileira. Existem sinais claros de recuperação na demanda e de sustentação da demanda, o que é melhor, em função do forte componente de crescimento do emprego e da renda nos últimos anos, do aumento do poder aquisitivo da população", disse Meirelles.