A curitibana Membracel, fabricante de uma inovadora membrana porosa usada em queimaduras e feridas crônicas, vislumbra dobrar seu faturamento em 2015, apesar das atuais dificuldades do mercado.
A projeção otimista é resultado do bom desempenho da empresa no exterior, com a exportação do produto para Estados Unidos, México e Colômbia em janeiro deste ano, além do Panamá, onde já está presente há mais de dois anos.
Segundo o diretor Thiago Moreschi, a intenção é que as vendas internacionais sejam responsáveis por aproximadamente 20% do faturamento bruto da Membracel.
Além da expansão no mercado externo, a performance deve ser impulsionada pelo lançamento do produto no varejo. Antes vendido apenas para o público especializado, incluindo médicos, hospitais e Sistema Único de Saúde (SUS), o curativo deve chegar às prateleiras de aproximadamente 200 farmácias até o fim do ano. “Queremos popularizar o produto, pois é de fácil aplicação e muito útil para acidentes com queimaduras menores comuns no dia-a-dia”, explica Moreschi.
O produto consiste em uma membrana fina e porosa que atua sobre a pele queimada ou com feridas crônicas. Além de proteger o local e acelerar a cicatrização, a Membracel alivia a dor, reduz a entrada de microorganismos e permite a passagem de oxigênio e a drenagem de líquidos infecciosos comuns nesse tipo de lesão.
Para o varejo, a membrana será vendida em dois tamanhos, apropriados para ferimentos menores. Segundo o diretor, a projeção é que as farmácias comercializem um média de 2 mil unidades por mês.
Na modalidade de venda para o público especializado, a empresa conta com representantes comerciais e distribuidores em 14 estados brasileiros e pretende terminar o ano com presença sólida em todo o território nacional.
Novos produtos
Com o sucesso do primeiro lançamento no mercado, a Membracel investe aproximadamente 25% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos médicos e farmacêuticos. Para isso, a equipe de 11 funcionários deve ganhar neste ano três novos integrantes. Em 2015 a companhia vai lançar dois novos produtos ainda não divulgados. Segundo Moreschi, são igualmente inovadores e com grande potencial de vendas.
“Nosso principal objetivo é abocanhar uma fatia de mercado em meio às grandes multinacionais do setor e isso só é possível se o produto for realmente bom.” A longo prazo, o plano é expandir as exportações também para Europa e Ásia.