Uma menino de 10 anos de idade ganhou US$ 10 mil por descobrir um erro no Instagram. Segundo a revista Forbes, Jani (sobrenome não revelado), se tornou a pessoa mais jovem a relatar um bug na rede social de fotos e vídeos.
Morador de Helsinque, capital da Finlândia, o menino encontrou, em fevereiro deste ano, uma vulnerabilidade na ferramenta. O erro permitia que, através da alteração de um código no servidor, comentários feitos em fotos no Instagram pudessem ser removidos. Em entrevista ao jornal finlandês Iltalehti, Jani contou que poderia “excluir comentários de qualquer um, até mesmo do Justin Bieber”.
Assim que percebeu a falha, Jani enviou um e-mail para o Instagram, e recebeu uma resposta com a notícia da gratificação. O menino começar a criar interesse por programação e videogames há dois anos, e sonha em trabalhar com informações de segurança, relatou o Iltalehti . O jornal também explica que, com o dinheiro, Jani pretende comprar uma bicicleta e uma bola de futebol.
A recompensa que o “pequeno programador” ganhou faz parte de um programa lançado em 2011 pelo Facebook, grupo do qual o Instagram faz parte desde 2012. De acordo com relatório do Facebook, o programa já pagou cerca de US$ 4,3 milhões a mais de 800 pessoas que contribuíram com a identificação de erros das redes sociais.
*Colaborou: Cecília Tümler
- Microsoft compra italiana Solair para concorrer no mercado de Internet das Coisas
- Dilema da era digital: como aplicar a lei e proteger ao mesmo tempo dados privados?
- Fama de durão e histórias de superação: conheça o juiz que bloqueou o WhatsApp
- Teles dizem querer franquia de dados na internet para evitar “abusos”