O Google divulgou nesta quarta-feira (5) que um menino espanhol de doze anos gastou 100.000 euros em publicidade on-line, buscando a fama de sua banda de música. A dívida, no entanto, foi perdoada pela empresa que entendeu que o jovem cometeu um engano.
José Javier, estudante de Torrevieja, província de Alicante, criou em agosto uma conta em uma ferramenta do Google chamada AdWords, com a ideia de ganhar dinheiro com vídeos de suas músicas no YouTube, mas o que realmente fez foi comprar espaços publicitários. Uma fonte do Google disse que a empresa entende que “tudo foi um erro e que o jovem fez isso de maneira inconsciente, um menino de doze anos não quer gastar 100.000 euros”.
O Google, o gigante da internet dono do YouTube, anunciou na véspera que não havia “recebido dinheiro por parte deste usuário” e que cancelava o “saldo pendente do AdWords”, em um comunicado no qual não explicava a razão. A ferramenta AdWords permite desenvolver uma campanha na internet ao inserir publicidade em conteúdos de páginas como YouTube, mas o usuário precisa ser maior de idade para criar uma conta.
“Pensava que estava ganhando dinheiro, e não o contrário (...) e queria comprar instrumentos” para a banda na qual toca trompete, Los Salerosos, explicou a mãe de José, Inma Quesada, ao jornal El País.
O jovem associou o AdWords a um conta bancária em seu nome que sua família havia aberto para que ele poupasse dinheiro, o que permitiu alertar os pais quando o banco telefonou para informar sobre as cobranças. A fonte do Google indicou não ter conhecimento de que tenha ocorrido antes um caso como este na Espanha.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião