A estimativa do Rumos da Safra projeto da Gazeta do Povo que durante os meses de setembro e outubro saiu a campo para um levantamento técnico-jornalístico inédito sobre a produção de grãos é de uma redução de 14,45% na área de milho e aumento de 1,80 % na área de soja no Paraná. Em condições ideais de desenvolimento das lavouras, o milho pode produzir 6,93 milhões de toneladas e a soja 11,09 milhões de toneladas, a considerar uma produtividade média histórica de 2.800 quilos de soja e 5.500 quilos de milho por hectares.
Clima
O clima favorável confirma uma previsão feita pelos institutos de meteorologia e destacada pelo projeto Rumos da Safra. A expectativa de chuvas dentro da média histórica afasta o temor da estiagem, que nos últimos dois anos causou perdas de 11 milhões de toneladas na produção de grãos do Paraná. A chegada do El Niño deve propiciar durante todo o ciclo chuvas mais fartas e melhor distribuídas.
A songadem da Gazeta do Povo foi realizada entre os dias 11 de setembro e 3 de outubro, numa pesquisa que contemplou mais de 30 mil produtores e 2,6 milhões de hectares destinados às duas culturas em todas as regiões do estado.