Brasília O mercado financeiro elevou pela terceira semana consecutiva a projeção de crescimento da economia brasileira para este ano. A previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 3,9% para 4%. A projeção para 2008 também foi elevada de 3,9% para 4%, a quarta revisão seguida, de acordo com o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central.
Com mais uma revisão, a projeção dos analistas fica perto da expectativa de crescimento esperada pelo BC, que é de 4,1%. Já o parâmetro que consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aponta para uma expansão de 4,5%. No ano passado, o crescimento do PIB foi de 3,7%.
Em relação aos preços, o mercado financeiro reduziu de 3,86% para 3,81% a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial do governo para o sistema de metas de inflação. A previsão do ano que vem permanece em 4%.
Os analistas não alteraram a aposta em relação à taxa básica de juros para abril. A expectativa é que a Selic (taxa básica de juros) sofra um corte de apenas 0,25 ponto percentual, para 12,5% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária desta semana.
O mercado financeiro fez ainda uma redução na relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB, que passou de 46,5% para 43,9%.
Os analistas esperam que o dólar termine o mês de abril cotado a R$ 2,03 e, até o final do ano, chegue a R$ 2,10.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast