No primeiro Boletim Focus após a redução de um ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), as instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central apostam que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 4 64%. Na semana passada, a expectativa do mercado era a de que ficasse em 4,8%.

CARREGANDO :)

O IPCA é a principal referência de avaliação do sistema de metas de inflação usada pelo BC. O percentual divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Boletim Focus se aproxima do centra da meta de inflação, que é de 4,5% para este ano.

Os analistas das principais instituições financeiras do país também reduziram de 11,25% pra 11% a expectativa de taxa Selic para o final de 2009. No Boletim Focus, o mercado manteve a meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2%. Para 2010, o mercado reduziu a previsão de expansão do PIB de 3,9% para 3,8%.

Publicidade

Em relação ao Índice Geral de Preços (IGP-DI), os analistas do mercado que apostavam em queda de 4,91%, na semana passada, hoje trabalham com uma estimativa de 4,49%. A expectativa de inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que na última semana era de 4,77%, hoje ficou em 4,41%.

Veja também
  • Mercado vê mais cortes do juro em 2009 e 2010